26/09/2009

F3 uma escola de coragem


Não é difícil encontrar citações sobre a importância da Fórmula 3 na formação de grandes campeões. No livro Ayrton: O Herói Revelado, de Ernesto Rodrigues, encontramos um depoimento de Keke Rosberg dado a Christopher Hilton após o embate que teve com Ayrton na corrida de Brands Hatch no GP da Europa de 85.


“Depois de 8 anos na fórmula 1, parece que eu preciso voltar aos tempos de fórmula 3 e ficar lá por um mês para eu aprender como se pilota um carro de corrida. Os olhos ficam esbugalhados quando você ve alguém fazendo ziguezague na sua frente a 200km por hora. Você não se acostuma com isso. Admito que não tenho culhões para começar a tocar rodas nessa velocidade. E é isso que eu teria que fazer se não tivesse recuado”.

24/09/2009

Vaga na F3 disponível para correr no GP Brasil


Melhor "cadeira" disponível para o GP Brasil.


A PropCar tem um terceiro Dallara F309 disponível para os interessados em participar da preliminar do GP Brasil de Formula 1. Os interessados devem contatar Alberto de Abreu Sodré no email sodrea@aol.com

23/09/2009

Conheça a Cavalaria que impulsiona os principais modelos de "Open Weels"


Um dos principais fatores que determina a performance de um carro, seja ele de corrida ou passeio é o número de cavalos que o motor gera.
A origem do nome esta sim relacionada aos equinos. O termo HorsePower (em inglês) foi baseado na comparação de força gerada por um motor à de um cavalo da raça Draft Horse, preferida por seu tamanho e potência para trabalhos pesados em fazendas da Europa e Estados Unidos.
Em automobilismo o HP é fator importantíssimo na performance dos carros. Um F1 por exemplo chega a gerar 780 HP enquanto um Fiat Uno 1.0 de rua chega a a penas 66 HP. Entre as classes Junior, a diferença de HP entre as categorias é bastante significativa. Apesar de muitas vezes o publico achar, devido ao visual, que todos são iguais, para quem esta querendo chegar as grandes fórmulas é fundamental ganhar experiência com motores mais potentes.
Separamos os carros Open Weels em duas categorias diferentes: As principais e as Juniores



Quantos deste cabe dentro de um motor?
  


Categorias Principais
F1
780 HP
Indy
700 HP
A1
600 HP
GP2
580 HP
Categorias Junior
 Formula 3 (Sul-Americana)
280 HP
Formula 3 (Europa)
250 HP
Formula Fiat (Europa)
215 HP
Formula Renault (Europa)
192 HP
Formula Future Fiat (Brasil)
150 HP
Formula BMW (Europa)
140 HP
Formula Ford (Europa EUA)
115/140 HP
Kart
90 HP



22/09/2009

O Fator F3


Foto Alberto de Abreu Sodré / Communiqué

O público do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 vai ter a oportunidade de assistir os jovens talentos do automobilismo Brasileiro e ver de perto os carros da Fórmula 3 Sul Americana em duas corridas (sábado e domingo)
Muitos Pilotos de sucesso mundial como Rubens Barrichello, Helio Castro Neves, Antonio Da Mata, Lucas Di Grassi, Nelsinho Piquet, Christian Fittipaldi, Bruno Junqueira, Xandinho Negrão e Vitor Meira, para citar apenas alguns ganharam seu quinhão de experiência com a Fórmula 3 Sul-Americana.
Este campeonato da a oportunidade para jovens pilotos da América do Sul de competir em casa na categoria conhecida como “Mini Fórmula 1”. Diferente de outras Fórmulas juniores, onde pilotos recebem carros pré acertados para correr e com motores lacrados, a F3 oferece a oportunidade para o piloto aprender a acertar o carro de acordo com seu modo de guiar, ir a fundo nas questões aerodinâmicas, aspectos mecânicos, eletrônicos e a interagir com engenheiros e mecânicos da equipe na busca de um melhor acerto para o carro. Isto para não falar no aprender a lidar com a velocidade e o torque de um F3, muito maior que qualquer categoria Junior. Muitos talentos foram barrados em categorias seniores como Fórmula 1, por não terem este tipo de experiência. Mesmo pilotos que tiveram desempenho razoável em outras categorias juniores e “por um motivo ou por outro” conseguiram passar pelos portões da Fórmula 1, nada conseguiram além de uma poltrona privilegiada para assistir a corrida do fundo do pelotão.
A maior prova da importância da Fórmula 3 é que nos últimos 25 anos, foram raríssimos os casos de pilotos que ganharam um mundial de Fórmula 1 sem ter tido experiência com um F3.
Antes de 1987 quando a F3 Sul-Americana começou, pilotos como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet, para citar apenas nossos campeões mundiais, tiveram que se mudar para a Europa, muitas vezes morando em garagens para ter a oportunidade de aprender com a Fórmula 3, experiência que na opinião unanime de todos eles foi determinante para seu sucesso no automobilismo.
Ainda existem muitos críticos dos custos elevados da Fórmula 3. Entretanto é importante entender que a F3 é a principal categoria Junior, já existem várias outras com custos muito inferiores. Abaixar os custos mutilando os diferenciais que fazem da Fórmula 3 a grande escola do automobilismo mundial, tornando-a em mais uma Fórmula comum, não trará benefício algum ao automobilismo. É justamente esse diferencial tecnológico e competitivo, que faz da F3 experiência obrigatória para os que sonham em fazer os Brasileiros acordarem cedo nas manhãs de Domingo.

The F3 Factor


Foto Alberto de Abreu Sodré / Communiqué

The audience for this year Formula One weekend in Brasil will have the chance to see young drivers and Teams of South America Formula 3 series competing in two races (Saturday and Sunday).
Many well know talents such as Rubens Barrichello, Helio Castroneves, Antonio Da Mata, Lucas Di Grassi, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet,  Bruno Junqueira, Xandinho Negrão and Vitor Meira, just to mention a few, have gained their share of experience with the Formula 3 Sul-Americana (as called in Portuguese)
This Formula 3 series gives the opportunity for Young drivers from the southern part of the Americas to compete locally in a series known as the “mini Formula  1". Differently than other Junior formulas, where the driver receives a “off the shelve” car to compete, F3 offers the opportunity for young drivers to become skilled on how to setup the cars to their taste, play with aerodynamics, mechanical aspects, electronics and interact with engineers and mechanics. Not to mention learn to deal with the speed, as F3 engines have way more horsepower than any other Junior formula. Many talents have vanished trying to enter top categories like F1 due to the lack of those experiences. Even drivers that did good in other Junior formulas and made trough the F1 gate for one reason or another, had nothing more than a special sit to watch the race from far behind. The ultimate proof of F3 importance is that on the past 25 years, not many drivers have won the F1 world championship without a solid F3 experience on their belt.
Before 1987, the year that F3 Sul-Americana started, drivers like Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, and Nelson Piquet, just to mention the F1 world champions had to move to Europe, many living in garages to be able to learn from the F3 experience.
Still there is a lot of criticism about F3 costs. However one has to realize that F3 is the top of its class. There are many other Junior formulas out there for less than half of the cost already. Lowering the cost of F3 by taking off its differential, turning it in to just another “off the shelve formula”, will not do any good for the sport of motor race. F3 is a mandatory learning experience for those who have the personal desire to get the crowd off the bed early on Sunday mornings.  
On the following days we will have more English articles to help our visitors get the best out of their stay in São Paulo for the Grand Prix weekend.

21/09/2009

Lucas Di Grassi ganha o premio pela melhor ultrapassagem do ano na GP2


 Lucas Di Grassi recebeu neste domingo o premio "Best Overtaking Manouver of the year" em cima do Grosjean, na corrida de Silverstone. Confira a manobra no Youtube:
 http://www.youtube.com/watch?v=SmtNrtSHJSY

20/09/2009

Mais um triunfo Brasileiro na F3 Inglesa




O paranaense Gabriel Dias terminou a temporada na National Class do Campeonato Inglês de Fórmula 3 vencendo a última etapa, ontem em Brands Hatch, confirmando a conquista do vice-campeonato. Dias conseguiu 15 poles, oito vitórias, num total de 17 pódios. “Tive a felicidade de ter uma boa largada na segunda corrida e não ter muitos problemas, já que consegui uma boa vantagem. Então só me preocupei em não cometer erros e administrar a liderança. Já na primeira prova o McKenzie largou muito melhor que eu e, como nesta pista é muito complicado ultrapassar, não foi possível tentar a vitória”, disse Daniel.
Victor Correa também Brasileiro terminou a temporada em terceiro. Confira a classificação final do campeonato.


1. Daniel McKenzie (Inglaterra), Fortec Motorsport – 351 pontos (campeão)
2. Gabriel Dias (Brasil), T-Sport – 295 pontos (vice-campeão)
3. Victor Correa (Brasil), Litespeed – 184 pontos
4. Max Snegirev (Rússia), West-Tec – 108 pontos
5. Joe Ghanem (Líbano), Carlin Motorsport – 39 pontos
6. Aaron Steel (Inglaterra), Litespeed – 22 pontos